Governo retoma programa de prevenção e combate às drogas

O retorno do programa está marcado para o fim de agosto, com a publicação do decreto oficial
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

O programa Amapá Jovem será retomado no fim deste mês. O anúncio foi feito pelo governador do Estado, Waldez Góes (PDT), nesta quarta-feira (9), no Palácio do Setentrião. A estimativa é que sejam convocados mais de 500 jovens pelo programa.

A volta do programa foi informada durante a assinatura do decreto que instituiu o Fórum Permanente de Prevenção e Combate às Drogas. O retorno do Amapá Jovem é uma das iniciativas do Fórum que busca afastar jovens e adolescente do mundo das drogas.

“Vamos trazer o Amapá Jovem como uma política de Estado eficaz e efetiva. Essa é uma das iniciativas que une escolas e órgãos da sociedade. Entendemos que não adiantar apenas combater o mal, temos que evitar o problema bem antes disso”, frisou o governador.

O programa, instalado na primeira gestão de Waldez, será administrado pela Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (Sims). Ele inclui qualificação tanto de cunho técnico quanto profissional, de jovens com idade entre 15 e 29 anos, que estejam estudando ou frequentando cursos.

governador com a secretária de juventude, Joelma Santos, terminando a reformulação do Amapá Jovem. Fotos: Cássia Lima

Fórum Permanente

A volta do programa é uma das ações do Fórum Permanente. Na prática, vários órgãos do governo irão trabalhar com os jovens nas escolas e associações. A primeira etapa do Fórum é distinguir quem é usuário de drogas e quem vende.

“Os jovens são seduzidos para o consumo e tráfico. Essa rede é para unir forças e levantar os dados de usuários que ingressam nos sistemas prisionais, as entradas da saúde em busca de tratamento e consolidar os casos da segurança pública”, explicou a secretária de Política Para a Juventude, Joelma Santos.

De acordo com o secretário de Justiça e Segurança Pública, Ericlaudio Alencar, as drogas ilícitas são responsáveis por 100% dos inquéritos de flagrantes de roubo e furto.

“Eu fiz esse dados de flagrantes enquanto delegado. Nós estamos fazendo políticas transversais combatendo esses possíveis usuários. Vamos dar todo apoio no combate ao uso e tráfico de drogas, vamos trazer palestras e trazer os jovens para mais perto do que é bom”, frisou.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!