Pesquisa confirma recuperação do comércio no Amapá

Dados apontam crescimento das vendas nos últimos seis meses, e a Federação do Comércio diz que "a ladeira acabou"
Compartilhamentos

SELES NAFES

As vendas no comércio varejista em seus vários segmentos (alimentos, eletrônicos, vestuário, calçados, eletrônicos, entre outros), apresentaram crescimento em Macapá, segundo o IBGE. Os dados são referentes a junho, quando ocorreu a medição mais recente.

Segundo a pesquisa, o aumento foi de 1% em relação ao mês anterior. Em comparação com junho de 2016, o resultado foi ainda melhor: 3,7%. A receita nominal do comércio também teve aumento de 2,8%.

O crescimento acumulado das vendas no primeiro semestre chegou a 2,1%, e da receita nominal em 4,2% em relação ao primeiro semestre de 2016.

Apesar da alta, a pesquisa demonstra que a defasagem ainda é larga. Comparando os últimos 12 meses com o mesmo período anterior, a variação ainda é negativa em 7%. 

Já no chamado “comércio varejista ampliado”, que mede as vendas de veículos, peças e material de construção, os resultados são melhores. Junho de 2017 foi melhor 5,3% do que junho anterior, e consequentemente a receita nominal (5%).

No último semestre houve aumento de 2,4%, mas quando comparados os 12 últimos meses ainda há uma variação negativa de 2,4%.

Eliezir Viterbino sobre o Refis: a ladeira acabou, agora precisamos do gás. Foto: Gecom/Fecomércio

Fim da ladeira

A Federação do Comércio do Amapá (Fecomércio) confirma o crescimento, mesmo que lento, e avalia que os empregos gerados são outro aspecto que demonstra a recuperação.

“Foi o primeiro semestre em três anos em que tivemos variação positiva de 70 empregos. (…) A ladeira abaixo já acabou e perto do que a gente estava vivendo podemos dizer que é um momento de certa euforia”, avalia o presidente da Fecomércio, Eliezir Viterbino.

A estabilização da inflação, a redução da taxa de juros sobre o crédito são outros aspectos que têm empurrando o crescimento da economia. No entanto, a Fecomércio alerta para a necessidade da volta do Programa de Refinanciamento Fiscal (Refis).

O governo do Estado atacou o pedido feito pela Fecomércio para reedição do Refis, e encaminhou o projeto para o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

“Não depende mais da vontade política. Deverá ter algumas modificações, mas já avançamos. No fim do mês o Confaz deverá decidir, e acho que não haverá problemas. (…) A crise já parou, e agora precisamos do gás para continuar e rolar isso tudo. Assim como o governo teve seus parcelamentos de dívidas com a União e os bancos estão negociando com seus clientes, nada mais justo que as empresas também tenham essa oportunidade”, justificou. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!