Presidiários usam aplicativos para editar e postar fotos

DCCP alerta que programas de edição são usados em falsos perfis de redes sociais para aplicar golpes
Compartilhamentos

OLHO DE BOTO

Depois de internos postarem fotos nas redes sociais fazendo verdadeiras festas dentro do Iapen com consumo de bebidas artesanais, a Polícia Civil passou a investigar as ações dos grupos criminosos que conseguem furar a fiscalização do presídio e utilizar telefones para acessar redes sociais e aplicar golpes.

Chamou atenção da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), em ação realizada nesta quinta-feira (18), que recolheu novos aparelhos das celas, o fato de os bandidos estarem utilizando programas de edição para alterar o fundo dos locais onde estão, para que a real localização dos indivíduos seja escondida. 

Foto original, dentro da cela…

… e publicação no Facebook. Fotos: reprodução

Segundo o delegado Anderson Silwan, o “disfarce virtual” é uma ferramenta dos presos que os ajuda em possíveis golpes e execuções de crimes.

“Chegou ao nosso conhecimento que alguns presos do regime fechado estariam em posse de alguns telefones e usando pra acessar a internet, redes sociais e outras práticas, algumas ilegais. Chamou muito a nossa atenção o fato dos internos estarem inclusive editando as fotografias no celulares”, explicou o delegado.

Outra foto dentro do Iapen…

… editada e simulando que os presos estão em outro local

A DCCP, junto com a administração do Iapen, conseguiu durante a operação, localizar vários aparelhos e objetos que são proibidos no interior das celas. Os internos flagrados em posse dos telefones irão responder por receptação.

O delegado relembra ainda que a população deve ficar atenta contra possíveis golpes praticados, a exemplo do caso do falso médico, descoberto em fevereiro deste ano, que na verdade era um detento que extorquia mulheres.

Operação da DCCP com o Iapen apreendeu vários materiais proibidos dentro das celas

Armas brancas que estavam escondidas

“Devido esses casos, a gente alerta que a população desconfie desses anúncios muito atrativos na internet a usar de forma cautelosa as redes sociais, em especial em expor a vida particular e adicionar pessoas desconhecidas”, finalizou.

Polícia Civil participou de operação conjunta no Iapen na quinta

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!