Associação que resgata a cultura religiosa do AP ganha prêmio nacional

Associação é conduzida por uma professora que mora num sítio em Oiapoque
Compartilhamentos

De Oiapoque, HUMBERTO BAÍA 

Uma associação cultural do município de Oiapoque, cidade de 590 quilômetros de Macapá, responsável pela produção de vários documentários sobre o sincretismo religioso do interior do Amapá, acaba de ganhar um prêmio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A Associação Amapaense de Folclore e Cultura Popular tem como principal objetivo incentivar os estudos e preservação da cultura popular na Amazônia. Em todo o estado do Amapá, ela já produziu 9 documentários em Mazagão, Macapá, Santana, Calçoene e Oiapoque, sempre na temática religiosa.

A professora e doutoranda de História pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Decleuma Lobato, é a coordenadora do projeto. Ele mora atualmente em Oiapoque, onde está produzindo novos projetos na área da cultura e preservação ambiental.

“Também estamos trabalhando para produzir conteúdo científico para o público em geral”, revela a pesquisadora em seu sítio na comunidade de Vila Vitória, distrito a 5 quilômetros da sede do município.

Associação já produziu 9 documentários sobre as crenças religiosas do interior do Amapá. Fotos: Humberto Baía

“Fizemos a inscrição, mas concorrer em nível nacional e ganhar foi uma grande satisfação, porque é o reconhecimento de um trabalho feito pela sociedade civil (…). Na verdade, isso deveria ser um trabalho a ser executado pelo próprio Estado”, critica a pesquisadora.

Semana passada, a associação recebeu o reconhecimento na 30° Edição do “Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade”, oferecido pelo Iphan.

Decleuma Lobato mora em um sítio na Vila Vitória

Duramente muitos anos, a Associação Amapaense de Folclore e Cultura Popular funcionou em uma sala no segundo andar da Biblioteca Elcir Lacerda.

Parte do prêmio de R$ 30 mil será usada na impressão de vários trabalhos já realizados pela associação.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!