Em vistoria, MP aponta problemas na Maternidade

Promotora pede urgência na conclusão da Maternidade da Zona Norte
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Uma inspeção realizada no Hospital da Mulher Mãe Luzia pelo Ministério Público do Amapá (MP-AP) e a Vigilância Sanitária constatou uma série de irregularidades, como péssimas condições estruturais e de higiene.

A vistoria, feita na primeira semana de agosto, encontrou um odor fétido no local, vindo de uma tubulação da fossa que havia estourado e vazado para uma área do prédio. Além disso, a sensação térmica insuportável em todas as enfermarias pela falta de climatização foi outro problema com a qual a equipe dos dois órgãos se deparou. Foi constatada ainda superlotação nas enfermarias de alto risco e também na enfermaria de pós-parto, com pacientes dividindo leitos ou sentadas em cadeiras de acompanhantes.

água da fossa passa perto de canteiro do hospital. Fotos: ascom MP

Além disso, há infiltrações nas paredes de vários ambientes, banheiros interditados por entupimento e na enfermaria do andar superior foi observado que o piso estava constantemente molhado devido o banho dos recém-nascidos em pias, aumentando o risco de queda para pacientes e funcionários.

“Encontramos indícios de que também não está implantando o Plano de Gerenciamento de Resíduos, nem manuais de Biossegurança. O ambulatório de ginecologia e outras atividades ambulatoriais estão instaladas dentro do hospital, ocasionando uma movimentação intensa de pessoas, comprometendo o fluxo hospitalar”, disse a farmacêutica e servidora do MP-AP, Elizeth Paraguassu.

Material entulhado nas dependências da unidade

De acordo com a promotora Fábia Nilci, os problemas estruturais do Hospital Mãe Luzia reforçam a necessidade da conclusão da Maternidade da Zona Norte, obra que é objeto de ação judicial do MP-AP desde 2010.

“Ao concluirmos a diligência, conversamos com o diretor do hospital, quando relatamos todos os problemas identificados e o questionamos sobre a inauguração da Maternidade da Zona Norte, mas ele não soube nos informar o motivo de tanto atraso na obra. Entendemos que é urgente e imprescindível a entrega da nova maternidade, possibilitando um atendimento humanizado às parturientes”, acrescentou a promotora Fábia Nilci.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!