Praças ganham pontos de recolhimento de óleo usado

Produto usado por empreendedores será reutilizado na fabricação de sabão em barra
Compartilhamentos

 

DA REDAÇÃO

Praças de Macapá agora possuem pontos de recolhimento de óleo de cozinha usado. Chamados de “ecopontos”, os recipientes foram distribuídos pela prefeitura e já estão funcionando. 

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), e é a continuidade de um trabalho feito no início do ano quando óleo usado pelos batateiros da Beira-Rio foi recolhido e aproveitado na fabricação de sabão em barra.

A experiência deu certo, e agora existem recipientes no Mercado Central, Balneário de Fazendinha, praças Beira Rio, Nossa Senhora de Fátima, da Rodovia do Curiaú, Floriano Peixoto e Chico Noé.

Batateiro da Beira Rio despeja óleo usado. Fotos: Divulgação/Semdec

Cada recipiente tem capacidade para 1 mil litros. O produto será recolhido uma vez por semana por uma empresa para fabricação de sabão e biodiesel. O sabão será doado a escolas.

 

 

O descarte inadequado do óleo usado causa uma série de problemas, como o entupimento das tubulações, e no solo gera a impermeabilização, evitando a drenagem das águas da chuva. Nos rios, um litro é capaz de contaminar 10 mil litros de água. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Lucas Abrahão, adiantou que o próximo passo é a implantação de uma política semelhante para reutilização do lixo das feiras.

Outro recipiente na Praça Chico Noé

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!