AP está abaixo da média nacional em matrículas na pré-escola

Estudo da Fundação Abrinq analisa objetivos relacionados à educação.
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Amapá, Acre e Amazonas estão abaixo da média nacional (91,6%) em números de crianças de 4 e 5 anos matriculadas na pré-escola, com índices entre 71% e 75%.

Estudo da Fundação Abrinq analisou que melhorar a educação infantil e reduzir as desigualdades entre as regiões brasileiras no acesso e na qualidade da educação é um dos principais desafios do país para cumprir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. 

Lançado no dia 10 de outubro, o estudo analisa os objetivos relacionados à educação e ao trabalho, cujas metas devem ser alcançadas até 2030. 

De acordo com a pesquisa, os cinco estados com mais baixa oferta de pré-escola estão na Região Norte. 

Segundo o Plano Nacional de Educação, todas as crianças nessa faixa de 4 e 5 anos deveriam estar matriculadas até 2016.

O estudo também revela que a cobertura de creches nos estados da Região Norte é bem menor do que a média do país. Enquanto no Brasil essa média é de 30,4%, no Amapá este índice é de 6,5% e no Amazonas, de 8,3%. 

O documento diz que se mantido o atual ritmo de ampliação das vagas, em especial o mais lento em regiões como o Norte e Nordeste, não será atingida a meta do Plano Nacional de Educação que é de atendimento de 50% das crianças, até 3 anos, em creches até 2024.

Também nos estados do Norte e Nordeste estão os piores resultados com relação a desigualdades na taxa de aprendizado do ensino e nas taxas de analfabetismo da população entre 10 e 17 anos. Os números chegam a quase o dobro da média nacional.

A reportagem não conseguiu contato com a Secretaria Municipal de Educação de Macapá.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!