Merenda escolar: PF deflagra operação e conduz ex-secretária de Educação

Agentes encontraram escolas com despensas vazias. No total, os agentes cumprem 29 mandados
Compartilhamentos

SELES NAFES

A ex-secretária de Educação do Amapá, Conceição Medeiros, foi conduzida por policiais federais, na manhã desta terça-feira (31), durante o cumprimento de mandados na Operação “Senhores da Fome”. A Polícia Federal e os ministérios públicos Federal e Estadual investigam a relação entre escolas estaduais e uma empresa que teria recebido mais de R$ 2 milhões.

Ao todo estão sendo cumpridos 18 mandados de busca e apreensão, quatro de prisão temporária e sete de condução coercitiva, entre eles da ex-secretária de Educação. Conceição Medeiros, que dirigiu a Seed entre 2015 e 2016, estava na residência dela, no Bairro Santa Rita, quando os policiais chegaram com um mandado de condução e outro de busca e apreensão, por volta das 6h.

A ex-gestora passou por uma cirurgia recentemente após um AVC, mas aparentava estar bem ao chegar à sede da Superintendência da Polícia Federal. Além dos agentes, ela estava acompanhada de parentes e conversava com aparente tranquilidade.

As investigações têm como base dados da Controladoria Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas da União (TCU), que apontam desvio de dinheiro da merenda escolar para vários municípios.  

Escola Nanci Costa foi visitada pelos agentes que apreenderam documentos. Foto: Olho de Boto

Agentes encontraram frase de protesto numa das portas da Escola Maria Cavalcante. Foto: Comunicação/PF

De acordo com a PF,  durante o ano passado, incluindo nas férias escolares, diretores assinaram termos de recebimento dos alimentos da agricultura familiar, mas os produtos não eram entregues. Com isso, pelo menos 52 escolas teriam sido afetadas. A empresa Agrocoop é apontada como o centro dos desvios.

Durante o cumprimento de mandados, policiais estiveram na sede da Secretaria de Educação (Seed), na Avenida FAB; residências e em escolas, como a Nanci Costa, no Bairro do Zerão, zona sul de Macapá.

Na Escola Maria Cavalcante Picanço, no Bairro Brasil Novo, zona norte, os agentes encontraram despensas e prateleiras vazias, e um protesto escrito na porta da cozinha: “cadê a merenda que tava aqui?”

Uma entrevista coletiva foi marcada para às 10h30min na sede da PF.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!