No AP, crianças com deficiência viram “estrelinhas” em projeto nacional

Projeto nascido em Curitiba capta em imagens crianças com qualquer tipo de deficiência.
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

Um projeto de inclusão de crianças com deficiência está realizando ensaios fotográficos em Macapá. Com mais de setenta fotógrafos voluntários espalhados pelo Brasil, o ‘Estrelinhas’ surgiu com o objetivo de captar em imagens crianças com qualquer tipo de deficiência.

A ideia nasceu em 2014, em Curitiba, com a fotógrafa Viviane Bachega. Ela contou, por telefone, ao Portal SELESNAFES.COM, que a vontade surgiu depois que ela fez uma busca na internet por fotografias de crianças com algum tipo de deficiência, e não as encontrou.

Pequenos são fotografados por profissionais voluntários Foto: Projeto Estrelinhas

“Nessas minhas buscas, raramente via fotos dessas crianças na mídia. Ao perceber isso, fui atrás do motivo. Conversando com pais e outras pessoas, eles me passaram que a fotografia era algo pela qual não podiam pagar, por conta de outras despesas, como medicamentos, deixando a fotografia de lado”, falou Viviane.

A solução que a fotógrafa encontrou foi fazer fotos gratuitamente para crianças de 0 a 12 anos, com deficiência. Ela criou, então, o projeto Estrelinhas. Atualmente, a corrente tem mais de setenta fotógrafos parceiros em todos os estados do Brasil, incluindo o Amapá.

De cada ensaio, dez fotos são selecionadas para o projeto Foto: Projeto Estrelinhas

No estado, o projeto iniciou em setembro. O fotógrafo Everton Gadelha foi o profissional selecionado para representar o Estrelinhas. Ele já realizou três ensaios e a lista de modelos ainda é grande, segundo conta. Gadelha é estudante de jornalismo e especializado em ensaios infantis.

O fotógrafo falou que o projeto pede apenas um ensaio por mês, mas, devido a procura, ele vem fazendo dois. Segundo Gadelha, de cada ensaio, são selecionadas 10 fotos que são avaliadas pelo projeto, e depois publicadas.

Projeto fotografa crianças de 0 a 12 anos Foto: Projeto Estrelinhas

“Sou apaixonado pela fotografia e por crianças, então torna-se fácil para mim, não é um sacrifício, e sim, prazeroso”, falou o fotógrafo.

Para mais informações sobre o projeto, os pais ou responsáveis podem acessar o site www.projetoestrelinha.com.br, ou procurar o fotógrafo no Amapá, através do número (96) 98114 4596.  

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!