Documentário mostra relação de Mazagão com a África

História conta a viagem de dois moradores da cidade até Marrocos, na África.
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

Os moradores do Amapá e da cidade de Mazagão, a 32 quilômetros de Macapá, vão ter a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história do município, e descobrir, por meio de um documentário, que a comunidade com mais de 200 anos tem mais ligação com a África do que se imagina. A história conta a viagem de dois moradores da cidade até Marrocos, na África.

“Mazagão, Porta do Mar” é um documentário que foi aprovado pela Agencia Nacional do Cinema (Ancine), em 2015, e levou um ano para ficar pronto. Ele foi produzido por uma produtora do Amapá em parceria com uma outra de Roraima. O documentário estreou em 2017 nas TVs públicas do Brasil.

História de Mazagão em documentário Foto: Divulgação

A história mostra uma emocionante viagem dos moradores do município, a professora Joseane Calazans e Jozué, o produtor cultural Videira, da Amazônia até a África para encontrar as raízes de uma história centenária que fala das heranças, tradições, da migração e da diversidade que formam a base da identidade do povo de Mazagão e do Amapá.

Moradores do município Joseane Calazans e Jozué viajaram da Amazônia até a África Foto: Divulgação

“Para a gente é importante essa questão da oralidade. Os mais velhos de Mazagão estão morrendo, e, com eles, está morrendo a história dos avós que contaram como chegaram, da viagem dos colonos, como eles chegaram e criaram a cidade. A alma do documentário é guardar essa história e que as gerações vindouras possam acessar essa história que é referência para o mundo”, falou Thomé de Azevedo, assistente de produção do documentário.

O filme será exibido neste sábado (18), às 19h, no Barracão de São Tiago, na comunidade de Mazagão Velho. A entrada será franca. Confira o trailer a seguir:

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!