Em ato, ambulantes pedem retorno dos ônibus para a Rua Cândido Mendes

Empreendedores dizem que movimento no comércio caiu desde que veículos deixaram de circular na via.
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

O retorno da linha de ônibus para a Rua Cândido Mendes, no Centro de Macapá, foi a pauta principal da manifestação de ambulantes nesta quarta-feira (8). Com cartazes e gritos de ordem, o grupo se aglomerou em frente ao Ministério Público Estadual (MP) e prefeitura da capital. Segundo os empreendedores, o movimento no comércio diminuiu depois que os coletivos deixaram de circular na via, uma das principais da cidade.

Os ambulantes caminharam do Teatro das Bacabeiras até a sede da prefeitura, onde ocuparam a Avenida FAB. O trânsito teve que ser desviado e ficou lento. Os empreendedores queriam uma reunião com o prefeito.

Grupo levou cartazes e faixas Foto: Cássia Lima

“Queremos a volta dos coletivos porque isso tem sido uma dificuldade muito grande para os empreendedores que sentiram no bolso a falta de público. Diante desse fato, viemos buscar resposta com a prefeitura”, falou o presidente da Associação de Autônomos e Similares do Estado do Amapá, Adamor Vieira.

Presidente da Associação de Autônomos e Similares do Estado do Amapá, Adamor Vieira Foto: Cássia Lima

Até 2007, os ônibus trafegavam pela Cândido Mendes. Mas, um reordenamento no trânsito, promovido pela prefeitura, mudou o trajeto e centralizou como passagem do transporte coletivo as ruas São José e Tiradentes.

No ano passado, um grupo de empresários chegou a pleitear oficialmente a volta das linhas para a Cândido Mendes, procurando a Companhia de Trânsito e Transportes de Macapá (CTMac).

Ambulantes pediram encontro com o prefeito de Macapá Foto: Cássia Lima

A CTMac chegou a instalar duas placas sinalizando ponto de paradas de ônibus, uma em frente a praça Barão do Rio Branco, e outra próximo a Fortaleza de São José de Macapá. Mas elas foram retiradas em outubro desde ano.

“Nós queremos que nosso direito de trabalhar seja garantido. Todos nós queremos dar de comer e beber para nossos filhos. A volta dos ônibus vai intensificar nossas vendas”, disse a ambulante Gracilene Costa, de 37 anos.

Ambulante Gracilene Costa acredita que retorno dos ônibus vai intensificar comércio Foto: Cássia Lima

A prefeitura de Macapá informou que vai reunir com os empreendedores no fim da tarde e dar um encaminhamento sobre o assunto.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!