Substituição da imagem de São José é cancelada

Acia anunciou decisão na tarde desta quinta-feira (16).
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

A imagem de São José de Macapá, padroeiro do Amapá que fica na pedra do guindaste, na orla da cidade, não será mais substituída pela nova estátua em construção. A decisão foi anunciada no início da tarde desta quinta-feira (16), pela Associação Comercial e Industrial do Amapá (Acia).

De acordo com Altair Pereira, presidente da entidade, desde que foi anunciada a substituição, muitos comentários negativos surgiram em torno do assunto, e, segundo ele, por essa razão, o projeto de mudança não será levado adiante.

“Muita polêmica de gente que não contribui com nada, mas, na hora de falar, fala muito. E estava ocasionando certo constrangimento para a Diocese de Macapá. Começaram a achincalhar o nome da associação. Se não querem, não querem”, lamentou o presidente.

Nova estátua pesa mais de uma tonelada e mede três metros de altura Foto: Altair Pereira

A ideia era levar a estátua antiga para a frente da Fortaleza de São José, e reformar a base de concreto conhecida como pedra do guindaste, que sustenta a estátua, e fazer uma passarela elevada que ligaria o Trapiche Eliezer Levi ao santo, para visitas.

Pedra do guindaste, que sustenta estátua, passaria por reforma Foto: Altair Pereira

A nova estátua que pesa mais de uma tonelada e mede três metros de altura, será colocada em frente a fortaleza, em uma redoma de vidro, segundo Pereira, após autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), responsável pelo monumento.

O pedido para substituir a estátua partiu da Diocese de Macapá e foi atendido pela Acia. A ideia era tornar a imagem padronizada, pois, a que fica em frente a cidade não tem o menino Jesus nos braços, como as originais.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!