Abdon é empossado no lugar de Mira Rocha

Posse foi realizada no gabinete da presidência da Assembleia Legislativa
Compartilhamentos

SELES NAFES

O empresário Haroldo Abdon (PPL) foi empossado, na manhã desta quinta-feira (14), no cargo de deputado estadual. E ele passa a ocupar o lugar de Mira Rocha (PTB) depois de um longo trâmite judicial.

A posse foi conduzida pelo presidente da Assembleia Legislativa do Amapá, Kaká Barbosa (PT do B), no gabinete da presidência. Estavam presentes quase todos os deputados, além dos pais e esposa do novo deputado estadual.

Em 2014, Haroldo Wilson Leal Abdon teve 5.445 votos, ficando em 25º lugar na lista de candidatos eleitos. A Alap, no entanto, tem apenas 24 vagas.

Essa condição o tornou primeiro suplente na coligação que elegeu Mira Rocha para um terceiro mandato, mas a deputada já enfrentava uma enxurrada de ações judiciais movidas pelo Ministério Público, algumas eleitorais, outras penais e cíveis.

Posse ocorreu no gabinete da presidência com a presença de quase todos os deputados. Foto: Divulgação

Este ano, o Tribunal de Justiça do Amapá a condenou à perda do mandato numa ação penal derivada da Operação Eclésia. Há duas semanas, o desembargador Gilberto Pinheiro determinou que a Alap cumprisse o acórdão e declarasse a perda do cargo.

A mesa diretora pediu um parecer da Procuradoria Geral da Alap sobre se seria necessário abrir prazo para defesa da deputada. A procuradoria opinou pela dispensa deste rito. Mira chegou a recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas teve o pedido indeferido esta semana.

Durante a posse, Haroldo Abdon fez o juramento tradicional dos deputados, e informou que a partir de agora vai usar o nome político “Haroldo Top Fiat”, referência à empresa dele e que já tinha utilizado na disputa de 2014.  

Depois da posse, ele foi para o plenário participar da primeira sessão como deputado.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!