Em feira de física, alunos recriam movimentos de retroescavadeira

Estudantes expuseram trabalhos desenvolvidos ao longo do ano.
Compartilhamentos

De Santana, FERNANDO SANTOS

Estimular os alunos a conhecerem cada vez mais assuntos pouco discutidos, é uma das finalidades da Escola Estadual Professor José Barroso Tostes, que realizou na terça-feira (12), a Feira de Física. Na ocasião, os estudantes puderam expor trabalhos desenvolvidos ao longo do ano, aliando a teoria com a prática. A mostra serviu como pontuação final da disciplina.

Foram mais de 30 trabalhos expostos na mostra, que atraiu um público significativo. A cada olhar, a curiosidade em saber cada vez mais sobre os temas. Marília Cardoso, de 39 anos, mãe de um aluno, gostou do que viu.

“É interessante. Muitas vezes, a gente não sabe o que os nossos filhos estão produzindo, e, aqui, vi que ele está gostando mais de física, ele não era assim. Os pais precisam acompanhar de perto”, disse.

Alunos expuseram trabalhos de física Foto: Divulgação

Um dos projetos que chamou a atenção na feira, foi o do estudante Luiz Teles. Com quatro colegas, ele montou um sistema de braço hidráulico articulado, movimentado por fluidos coloridos e controlado por um sistema de pressão com seringas. A ideia foi recriar os movimentos de uma retroescavadeira.

“São ideias e conceitos trabalhados em sala de aula, e, que, aqui, conseguimos mostrar de uma forma mais popular. Isso mostra que a física está presente em quase tudo nas nossas vidas. Esse é um projeto que deu trabalho, mas, que, no final das contas, ficou do jeito que esperávamos”, falou Teles.

Trabalhos chamaram a atenção de visitantes Foto: Divulgação

A exposição contou com apresentações de grupos de dança e música ao vivo. Segundo o coordenador da feira, o professor Mateus Rodrigues, a intenção é estimular os alunos a desenvolverem projetos físicos de maneira mais natural.

“A gente sabe que muitos alunos possuem o talento e o que falta, muitas vezes, é estimular isso. Tivemos excelentes trabalhos e que valeram nota final no ano letivo. De maneira geral, todos os trabalhos foram muito bons”, parabenizou.

A diretora da escola, Terezinha Batista, disse que a feira de física faz parte do calendário anual de eventos, e que sempre tem obtido resultados satisfatórios.     

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!