Isaías deixa PT, e diz que partido virou projeto familiar de Nogueira

Ex-vereador Isaías Carvalho deixa o partido afirmando que Nogueira tem priorizado espaço apenas para parentes
Compartilhamentos

SELES NAFES

Uma das principais lideranças do PT no Amapá anunciou que vai deixar o partido, depois de 22 anos. Isaías Carvalho, de 36 anos, eleito o vereador mais jovem do Brasil no ano 2000, aos 19 anos, decidiu entregar carta de desfiliação. O principal motivo, segundo ele, é a cristalização do partido em um projeto pessoal e familiar do atual presidente da legenda, Antônio Nogueira.

“Para o Nogueira, quem não tiver o DNA ou o sobrenome da família não tem espaço”, resume.

O ex-vereador por Pedra Branca do Amapari, cidade a 185 quilômetros de Macapá, era agricultor em 1998 quando houve uma das maiores ocupações da sede no Incra no Amapá. Com um  discurso político, logo se tornou líder dos assentados. Desde então, não saiu mais da política, chegando a disputar a prefeitura de Pedra Branca.

Para ele, a necessidade pessoal de poder da família Nogueira minimizou a importância do PT.

Ocupação do Incra, em 1998. Foto: Arquivo pessoal

Isaías lembrou que o PT foi criado em 1981, e em 1985 já disputava a prefeitura de Macapá. Em 1990, o partido foi para o segundo turno da eleição ao governo, e em 1994 chegou à vice, com Dalva Figueiredo na chapa de João Capiberibe (PSB).

Essa robustez construída ao longo dos anos, segundo ele, foi trocada por uma “secretaria periférica (Sema), sem perspectiva nem de ser pelo menos vice” na chapa de reeleição de Waldez Góes (PDT).

“Waldez disse que ia arrumar alguns partidos para compor uma coligação, e o PT aceitou. Temos um presidenciável que tem quase 40% das intenções de votos do país, temos tempo de televisão, e o maior fundo partidário. Não dá para minimizar a importância do PT”, ponderou.

Eleito o vereador mais jovem do Brasil

Isaías acha que Nogueira está repetindo com o PT estadual o mesmo que fez com o partido no município de Santana, cidade a 17 quilômetros de Macapá.

“Colocou para fora a Marcivânia (deputada), Zé Roberto (ex-deputado) e o Richard (ex-vereador), e como candidata à prefeita colocou a irmã dele (Isabel Nogueira). A vereadora eleita foi a Socorro Nogueira, irmã dele. O Nogueira no governo Waldez tem a esposa diretora de escola, e também uma irmã. Na EAP (Escola de Administração) a diretora é a cunhada dele, e agora o secretário de Meio Ambiente é primo. É um primo de 4º grau, mas é primo”.

2015, início da ruptura: deputada Marcivânia (ainda no PT). Isabel Nogueira, ao lado Antonio Nogueira, foi a candidata a prefeita de Santana. Foto: Arquivo/SN

“Além disso, todas as candidaturas a deputado estadual estão sendo rechaçadas por ele para que a candidata seja a Isabel ou a Socorro Nogueira”, acrescentou.

Isaías já tem convite para migrar para outro partido, a REDE, mas diz que ainda não se decidiu.

O portal SELESNAFES.COM também vai ouvir o presidente do PT, Antônio Nogueira. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!