Mais de 800 terceirizados da Saúde continuam sem previsão de salários

Alguns servidores já iniciaram greve, paralisando serviços nos hospitais.
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

Mais de 800 servidores das empresas terceirizadas Alfa, Vigex, Brava e Bernacom continuam sem respostas sobre o pagamento de até quatro meses de salários atrasados do ano de 2017. Alguns servidores já iniciaram greve, paralisando serviços nos hospitais.

Os trabalhadores prestam serviços como vigilantes, maqueiros, recepcionistas e serviços gerais. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores do Asseio e Conservação do Amapá, a reclamação é a mesma, falta repasse do Estado para as empresas.

“Não vamos aceitar esse sucateamento com a Saúde e essa falta de respeito com os trabalhadores. As empresas dizem que não recebem e estamos cobrando o que é nosso por direito”, disse um servidor que preferiu não se identificar.

Posto de Saúde de Calçoene acumula sujeira Foto: Arquivo Pessoal

Os funcionários da empresa Vigex contaram que existem dois meses e meio de trabalhos não pagos referentes ao orçamento de 2016, além do atraso do pagamento dos meses de setembro, outubro, novembro e a vencer o de dezembro de 2017.

“Nós tínhamos um acordo verbal com a ex-secretária Renilda Costa, para que esse valor fosse incorporado aos nossos salários, mas o repasse não aconteceu e não tem previsão”, reclamou o vigilante Francisco Silva.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o pagamento referente aos meses de 2016 está pendente de decisão judicial. Atualmente, existe uma documentação na Procuradoria Geral do Estado (PGE) que estuda uma complementação orçamentária para realizar o mesmo, informou.

Hospital de Oiapoque sem serviço de limpeza Foto: Arquivo Pessoal

Os servidores da empresa Brava, que trabalham nos municípios de Calçoene, Laranjal do Jari, Amapá e Oiapoque dizem que estão com três meses atrasados. Eles já paralisaram as atividades em alguns municípios.

 “Além da gente não receber o nosso próprio sustento, não temos material mínimo. O chão está todo sujo porque não vai ter limpeza até a gente receber”, disse um servidor da empresa em Oiapoque, que preferiu não se identificar.

Os funcionários da Bernacom alegam 8 salários atrasados desde 2013, além de falta de férias, décimo terceiro e ticket alimentação.

 “Tenho três salários deste ano e um do ano passado. Às vezes, a gente compra material para trabalhar e é uma pessoa para uma ala inteira do hospital de emergências”, disse uma trabalhadora.

A empresa Alfa também possui a mesma situação.

A esse respeito, a Sesa informou que o débito com as empresas Vigex e Alfa estão pendentes, mas há agilidade no sentido de atualizar os débitos o mais breve possível. Além disso, alegou que tem tratado com prioridade, já que o objetivo da secretaria, informou, é manter a qualidade e agilidade na prestação dos serviços que são indispensáveis para a população.

A secretaria disse ainda que uma complementação orçamentária e um repasse do Fundo Nacional de Saúde (FNS) devem ser feitos nos próximos dias. O recurso deve pagar dois meses de atraso às empresas.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!