Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

Mais de 800 unidades de pneus foram recolhidas no sábado (2), em Macapá, pela Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur). O material, que pesou 50 toneladas, será transportado para o município de Abadias (MG), para ser transformado em massa asfáltica.

“Eu, geralmente, pago uma caçamba para levar esses pneus para a lixeira. Além de ser uma atitude muito bacana, é menos um custo para a gente pagar”, elogiou o dono de borracharia Rogerio Augusto Pereira da Penha, de 45 anos.

Dono de borracharia Rogerio Augusto Pereira elogiou ação Foto: Cássia Lima

Segundo o secretário interino da Semur, Augusto Almeida, a retirada dos pneus inservíveis faz parte de um convênio com a empresa Reciclalip. A proposta é recolher das ruas o material que não serve mais para utilização.  

Cinquenta toneladas de pneus foram recolhidas Foto: Cássia Lima

“Essa é uma responsabilidade ambiental e de saúde pública. Esses pneus demoram anos para se decompor e hospedam vetores, como mosquitos, ratos e baratas. Nosso propósito é continuar com essa parceria e retirar esse material que polui também as ruas”, disse o secretário interino.

Pneus serão reaproveitados em Minas Gerais Foto: Cássia Lima

Em 2017, foram retiradas das ruas de Macapá cerca de 250 toneladas de pneus, conforme a secretaria. O material passa por várias fases de trituração em Minas Gerais, até chegar à etapa final, que é a transformação em massa asfáltica mais resistente.

“A gente tem uma dificuldade muito grande de escoar esses pneus, mesmo debaixo dessa proteção acumula rato e mosquitos”, disse o dono de borracharia Antônio Joaquim Nascimento, de 65 anos.

Secretário interino da Semur, Augusto Almeida Foto: Cássia Lima

Compartilhamentos