De segunda a sexta-feira o time profissional do Santos Futebol Clube, o “Peixe da Amazônia”, se dedica intensamente aos treinos. E não é pensando no campeonato amapaense, que só começa no segundo semestre. O atual campeão estadual será o representante do Amapá em três competições nacionais: a Copa Verde, Copa do Brasil e Série D do campeonato brasileiro.
A primeira competição é a Copa Verde, que será disputada por times do Norte e Nordeste e dará uma vaga para a Copa Sul Americana. A competição começa em fevereiro e os jogadores amapaenses terão um confronto direto com a “Princesa do Solimões” de Manaus. Serão dois jogos, um em Macapá e outro na casa do adversário. “Será um primeiro teste para ver se estamos nos preparando bem para as competições, principalmente para os próximos desafios”, explicou o técnico do time, Jason Rodrigues.
Para a competição, o time decidiu investir pesado em jogadores de fora do estado. “Por enquanto temos os nossos doze jogadores locais, mas na próxima semana chegarão outros doze atletas que foram lecionados por nossos olheiros. Eles vem do Nordeste, Centro-oeste e Norte”, antecipou o técnico.
Em relação ao Uruguaio Acosta, que esteve no time no Campeonato Amapaense de 2013, Jason informou que as negociações já foram finalizadas e que o jogador não voltará a vestir a camisa do clube. Não se chegou a um acordo sobre as condições do contrato.
Além dos investimentos em jogadores, o Santos está investindo maciçamente na infraestrutura de seu centro de treinamento, localizado na Rodovia Duca Serra. O clube construiu dormitórios que estão sendo mobiliados. O CT também está passando por ampliações. Atualmente são dois campos em grama, um com areia (para condicionamento físico) e um terceiro campo será construído. “É preciso ter vários campos porque os treinos desgastam muito rapidamente a grama”, explica o diretor administrativo e financeiro do Santos, Erivan Ramos. Com quadras poliesportivas, piscinas, fisioterapeuta, médico, campos e dormitórios, o Peixe da Amazônia já possui o melhor CT do Norte do pais. “No nosso objetivo é que o Santos seja uma referência no Norte e consiga mais espaço no futebol nacional”, concluiu.