Moradores do bairro do Araxá decidiram fazer um protesto diferente, na manhã desta sexta-feira, 21. Eles juntaram todo o entulho retirado de um canal pela prefeitura de Macapá e usaram para bloquear a principal avenida do bairro, a Setentrional. Carros e ônibus não conseguem prosseguir e precisam dar meia volta.
O protesto começou há dois dias. Segundo os moradores, a prefeitura limpou o canal há cerca de três semanas, deixou todo o entulho no local, e não deu prosseguimento com os trabalhos. A limpeza foi necessária para garantir o escoamento da água da chuva, mas sem uma continuidade não é isso que vem ocorrendo. “Sei que esse tipo de atitude não é a solução, mas foi necessário em função dos alagamentos. Sempre que chove forte pelo menos 600 casas são atingidas”, disse o presidente do Conselho de Segurança do Araxá, Michelon Mendonça.
Outra reclamação dos moradores diz respeito à buraqueira que toma conta da Avenida Setentrional e de outras ruas do Araxá. “O motivo principal desse protesto é a drenagem, mas também por causa das péssimas condições das nossas ruas”, explicou a dona de casa Maria de Souza.
A Avenida Setentrional é a principal ligação entre o Araxá e bairros como as Pedrinhas e a Rodovia JK. A Secretaria de Manutenção Urbanística (Semur) não se pronunciou sobre o assunto.