Fortes rajadas de vento causaram destruição em vários bairros de Macapá no início da manhã desta segunda-feira, 21. A área mais afetada foi a Zona Norte da capital, onde casas foram destelhadas e até a quadra de uma escola foi parcialmente destruída.
O fenômeno ocorreu por volta de 5h30. No bairro Novo Horizonte os moradores ouviram um barulho parecido com o de um avião. “Parecia uma turbina. Durou uns cinco minutos. Foi assustador”, disse a comerciante Maria Salustiana, que teve a casa parcialmente destelhada. Também no Novo Horizonte a escola estadual Professora Rivanda Nazaré teve a quadra destelhada e até um muro foi derrubado. Não há registros de feridos.
No conjunto Mestre Oscar, bairro Ipê, a Defesa Civil contabilizou pelo menos 41 casas afetadas. “Eu ouvi um barulho muito grande. Era como se estivessem jogando muitas pedras em cima da minha casa. Corri para o quarto da minha filha e a gente ficou debaixo da cama”, relatou ainda assustada a dona de casa Dalcirene Almeida, moradora da quadra 9 do Conjunto Mestre Oscar. Quando o vento acalmou Dalcirene percebeu que pelo menos 70 telhadas tinha sido levadas.
O Instituto de Hidrometeorologia do Ieap diz que o fenômeno foi um vendaval, que normalmente tem ventos superiores a 30 quilômetros por hora. Ainda será necessário um levantamento mais preciso sobre a velocidade do vendaval desta segunda-feira. “Esse fenômeno é conhecido como frente de rajada, o vento forte que antecede uma chuva. E choveu muito, cerca de 15 milímetros”, explicou o chefe do instituto, Jeferson Vilhena.