Pelo menos 4 pessoas ficaram feridas depois da explosão de uma embarcação no Canal das Pedrinhas, na manhã desta sexta-feira, 4. O barco era de uma família da comunidade ribeirinha do Rio Arapixi, ilha de Chaves, no Pará. O Corpo de Bombeiros suspeita que o acidente tenha sido provocado por uma faísca do motor que atingiu recipientes que levavam gasolina e óleo diesel.
O acidente ocorreu por volta de 5h50 da manhã, num ponto do Canal das Pedrinhas que é próximo do Rio Amazonas. O barco partiu ao meio e afundou. “E não ficou pegando fogo depois da explosão. Só houve o estrondo e o barco começou a afundar”, disse uma testemunha. O fogo por pouco não atingiu as bombas do posto de combustível que abastece os barcos de ribeirinhos. O forro do teto do posto chegou a ser queimado.
As vítimas, entre elas um homem de 80 anos, foram levadas com queimaduras graves para o Hospital de Emergência. O estado de 1 foi considerado gravíssimo pelas equipes que fizeram os primeiros atendimentos. Dois estão em estado grave. E uma quarta vítima tem queimaduras mais brandas. Todos estão no Setor de Queimados do Hospital de Emergência.
Ao contrário de casos parecidos, o barco que explodiu não era destinado ao transporte e comércio de combustível clandestino. Entre os destroços havia fardos de biscoito, arroz, e outros produtos, o que indica que a família veio comprar suprimentos e já ia voltar para a comunidade.
Em outubro do ano passado, duas pessoas morreram após uma explosão no Porto do Céu, próxima à Vila do Coração. O local é conhecido como ponto de abastecimento e armazenamento clandestino de combustível.