Um amapaense tentará uma proeza. Vai se arriscar durante dois meses numa competição de regata internacional que irá atravessar o Oceano Atlântico a remo. O evento será realizado no dia 12 de outubro, partindo da cidade de Dakar, no Senegal (África).
Patrice Maciel de 42 anos, é professor de educação física, e nasceu no arquipélago do Bailique, comunidade ribeirinha a 150 quilômetros de Macapá. Ainda criança foi morar com os pais na Guiana Francesa, na cidade de Kourou, onde ainda mora e possui família.
Apesar dos anos vividos na Guiana, ele não mudou a nacionalidade e continua se considerando um legítimo amapaense. Patrice será o único brasileiro na competição que terá a participação de atletas de várias nacionalidades. Os treinos acontecem sem apoio de empresas ou de qualquer instituição pública, situação que dificulta, mas não desestimula o atleta que treina todos os dias. “O segredo não é a força nos remos, mas sim o controle mental”, ensina.
A aventura no pequeno barco tem previsão de durar cerca de 60 dias, percorrer ao todo 4,7 mil quilômetros. A corrida acontece a cada dois anos. Na semana que vem, Patrice estará em Macapá para divulgar a competição e tentar conseguir apoio para o desafio.
Colaborou: Humberto Baia, de Kourou