Na manhã desta segunda-feira, 2, iniciaram as obras de construção do Centro de Cultura do Bloco A Banda. O centro será construído na Avenida Ernestino Borges, entre as ruas General Rondon e Tiradentes. O projeto prevê um edifício de dois andares contendo rampa de acesso, auditório, banheiros, salas de som e administração. A previsão e que o prédio seja construído em oito meses, ao custo de R$ 1 milhão.
O centro vai abrigar vários projetos culturais, sendo que o principal deles é A Banda, que completa 50 anos em 2015. Os recursos são do Programa Calha Norte, adquiridos por meio de emenda parlamentar da deputada Dalva Figueiredo (PT). Para a deputada o momento é de união e articulação política. “Pra mim é sempre importante contribuir para as politicas públicas do nosso Estado. Contribuir para fortalecer a cultura é ainda mais importante. Há um grande esforço dos nossos parlamentares em articular essas emendas”, enfatizou a parlamentar.
Para um dos fundadores do bloco, José Figueiredo de Souza, o Savino, o espaço será de encontro e aprendizado. “Será um lugar que atenderá a comunidade amapaense apaixonada pelo carnaval. Isso também significa a valorização da nossa cultura regional”.
A Banda surgiu há 50 anos numa roda de amigos em meio a um jogo de cartas, na sede do Amapá Clube. O primeiro desfile reuniu cerca de 15 foliões que saíram às ruas cantando a música A Banda, de Chico Buarque. O percurso de 5,5 km foi ganhando adeptos e se consagrando no gosto popular.