Durante a Copa do Mundo, principalmente nos jogos do Brasil, final de festa nem sempre é sinônimo de sujeira para os torcedores conscientes da Avenida Tupis, no Bairro do Beirol, Zona Sul de Macapá. Preocupados em manter a via limpa depois das comemorações, eles inovaram ao instalar 30 lixeiras feitas de material reaproveitado ao longo da avenida e ainda ornamentaram todo o trecho. Para alcançar o objetivo, os moradores gastaram cerca de R$ 8 mil. A Tupis ficou tão bonita que está entre as favoritas do concurso “Ruas da Copa 2014”, promovido pelo governo do Estado.
A iniciativa foi do vendedor Rodival Mesquita, de 34 anos, que decidiu unir a comunidade e propor que na Copa do Mundo deste ano não haveria sujeira. “Na Copa passada eu vi que depois das comemorações a avenida ficava muito suja. Então resolvi mobilizar os vizinhos e todos abraçaram a ideia. Fizemos um corredor de lixeiras, para que o espaço não fique sujo nos dias dos jogos da seleção no mundial”, contou.
Para por a ideia em prática os moradores fizeram uma grande mobilização e juntaram R$ 8 mil, que foram gastos em madeira, baldes, tintas, adesivos, bandeiras, pincéis, cordas e outros materiais. A mãe de Rodival, dona Maria Mesquita, disse que o filho sempre se preocupou com o meio ambiente. “Todos gostaram e ajudaram na preparação. Agora é torcer pelo Brasil, sem sujeira”.
Segundo Rodival, as lixeiras vão ficar depois da Copa. “A ideia é que a nossa avenida fique sempre limpa. Já compramos mais lixeiras reservas, que serão colocadas à medida que as outras forem se deteriorando. Vamos continuar limpando e fazendo novas pinturas”, garantiu.
A AvenidaTupis é uma das nove vias que participam do concurso “Ruas da Copa 2014 “, promovido pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel). As ruas mais decoradas de Macapá serão premiadas no início de julho. O primeiro lugar receberá uma TV de 60 polegadas, o segundo colocado ganhará uma TV de 42 polegadas.