Vizinhos da construção do que seria um edifício, no bairro Jesus de Nazaré, não sabem mais a quem recorrer. Desde que a obra foi embargada, há cerca de 3 anos, uma cratera que receberia as fundações do prédio virou um “piscinão” de pragas que só atormenta a vida dos moradores.
A obra abandonada fica na Avenida Vereador José Tupinambá, a antiga Nações Unidas, próximo à Rua Leopoldo Machado. O buraco ocupa pelo menos dois lotes e seria o início da construção de um edifício residencial contendo 10 andares.
Segundo vizinhos, a obra acabou sendo embargada pela prefeitura de Macapá porque a construtora não teria apresentado um projeto para rede de esgoto. Como a construção parou, a cratera ficou abandonada e acabou virando uma grande lagoa. “Nós sofremos todos os inconvenientes, mosquitos, baratas, ratos e caramujos. Isso aumentou muito nos últimos meses”, explica a professora Bárbara Faleiro, vizinha do problema.
Além das pragas, o buraco está causando uma erosão que não para de crescer, já derrubou um muro e ameaça casas vizinhas. “Não deixamos mais o carro no estacionamento porque o chão está trincando. A nossa casa e outras podem ser atingidas”, observa a professora.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Semdur) ficou de se pronunciar a respeito do assunto assim que checar a situação da obra nos registros da prefeitura.