Cerca de 80 motos estão apreendidas na 1ª Delegacia de Polícia de Laranjal do Jarí, a 265 quilômetros da capital, todas provenientes de roubos em Macapá e cidades do Pará. As motos foram apreendidas em blitz ou investigações policiais. Os veículos geralmente estão sem a documentação e com placas frias.
Segundo o delegado titular da DP, Dante Ferreira, Laranjal do Jarí fica em uma área de fronteira com o Estado do Pará, e isso torna a região rota para o transporte de motos roubadas. O delegado afirma que a falta de fiscalização contribui ainda mais para que isso aconteça. As motos roubadas em Macapá são levadas para o interior do Pará através do município de Monte Dourado, vizinho a Laranjal. O caminho contrário também é feito pela mesma rota. Ou seja, veículos roubados no interior do Pará entram no Amapá pelo Vale do Jarí.
As motos apreendidas têm registro de placa de vários estados como do Amapá, Pará, Roraima, Minas Gerais e Alagoas. Elas são usadas nas fugas de criminosos que agem em municípios do interior do Amapá e do Pará. “Geralmente quem tem a moto roubada desiste de procurar, mas estamos chamado vítimas de roubo de motocicletas, para que verifiquem se um desses veículos lhe pertence. É uma forma de solucionar crimes e desafogar a quantidade de veículos no pátio da delegacia”, conclui Dante.
Fotos: José Maria – Assessor de Comunicação da Polícia Civil