De janeiro a setembro deste ano, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) registrou 59 incêndios a residências em Macapá e Santana. A maioria aconteceu na Zona Sul de Macapá. Apesar de alto, esse número é inferior ao mesmo período em 2013, quando ocorreram 90 casos.
Segundo as estatísticas do CBM, 75% dos incêndios foram causados por problemas na rede elétrica das casas. É que as pessoas vão comprando eletrodomésticos novos e ligando na rede sem que o sistema seja renovado. “O consumo nas residências aumenta, mas os sistemas elétricos passam anos sem receber qualquer tipo de reparo. Então, o sistema fica sobrecarregado e isso provoca curtos circuitos”, explicou o capitão André Machado, da Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros.
Outro erro comum que as pessoas cometem, é o uso de notebooks em cima de camas. Muitas vezes o computador é esquecido ligado sobre a cama. Quando ele aquece libera faíscas, que em contato com o tecido do lençol provoca incêndio. “Sempre aconselhamos às pessoas que evitem deixar eletrodomésticos ligados quando a casa estiver fechada. Geralmente acontecem quedas de energia que geram pequenas fagulhas e isso pode resultar em incêndios de grandes proporções”, acrescentou.
O Corpo de Bombeiros também enfrenta as queimadas de lixo feitas em quintais e ruas. Esse tipo de atitude nesse período de verão aumenta a possibilidade de que terrenos baldios sejam atingidos pelo fogo, principalmente porque a vegetação está ressecada pelo sol. Um exemplo aconteceu na noite de quarta-feira, 01, quando terreno na Vila das Oliveira, Bairro das Pedrinhas, foi atingido por um incêndio devido à queimada de lixo doméstico no local.
O vídeo nesta reportagem mostra como ficou à área depois da ação do Corpo de Bombeiros, que continua fazendo o resfriamento do local para evitar que as chamas se propaguem para outros terrenos do entorno.