No último domingo, 05, Luiz Gionilson Pinheiro Borges, de 50 anos, foi eleito um dos oito deputados federais do Amapá com mais de 18 mil votos, sendo o terceiro mais votado. Economista formado em 1985 no Pará, Nilson decidiu ser humorista criando o personagem Vardico, da dupla Os Cabuçus. A parceria só acabou a morte de Pádua Borges, o Lurdico.
Nilson, como é tratado entre familiares e amigos, conta que o caminho até a Câmara Federal começou com uma imposição família em função de sua militância na cultura e pelo grande conhecimento das causas locais. “O grande incentivador da minha campanha foi meu primo Pádua Borges, que dividiu os palcos comigo por mais de 20 anos, e que nos deixou em julho deste ano, no momento em que estávamos traçando os caminhos da campanha”, contou Nilson.
Com a morte de Pádua, Nilson pensou em desistir da campanha, pois não sabia se teria forças para continuar a nova empreitada sem seu primo e amigo. “Naquele momento estava muito debilitado para uma empreitada como essa. Mas com a força da família e em respeito a todo esforço que o Pádua teve para moldar a campanha, encontrei forças para continuar”, acrescentou Nilson.
A união da dupla, até após a morte de Pádua, deu mais vida à campanha do Cabuçu Vardico, personagem criado por Nilson 1992 junto com o primo para fazer humor tipicamente caboclo. Vardico é um personagem caricato que marca uma era de personagens humorísticos na política, a exemplo do que ocorreu com o Tiririca em São Paulo.
Apesar de ter usado o personagem para pedir votos, Nilson não aceita a comparação com Tiririca. Ele admite que o personagem foi usado, mas que o parlamento não será uma extensão do palco, mas um lugar para entrar em cena o parlamentar formado em economia. “Algumas pessoas julgam que serei eternamente um personagem. Isso não é verdade. A força da campanha foi realmente impulsionada pelo Vardico, personagem que desenvolvo há mais de 20 anos, mas quem estará lá na Bancada Federal será o economista Nilson Borges, que tem anos de experiência política por vir de uma família tradicionalmente política”, concluiu.