O Amapá ganhou nesta segunda-feira, 15, seu primeiro Centro de Artes e Esportes Unificados, o “CEU das Artes”. O espaço público, destinado a atividades culturais, esportivas e sociais, fica no Infraero II, e foi inaugurado pela ministra da Cultura, Ana Cristina Wanzeler.
O CEU das Artes faz parte do programa “Praça da Juventude”, do Governo Federal. Mas, no Amapá, a obra foi ampliada com emendas do deputado federal Evandro Milhomem (PCdoB) e do senador Randolfe Rodrigues (Psol). “Essa obra é uma demonstração de decisão política, é o primeiro cinema público de Macapá”, destacou o senador Randolfe Rodrigues (Psol)
O centro possui quadra coberta, área para ginástica, duas salas multiuso, pista de skate, playground, cine-teatro, auditório, telecentro para inclusão digital, biblioteca, além do Centro de Referência em Assistência Social (Cras). O complexo possui ainda estacionamento, piso tátil (para deficientes visuais), pista para caminhadas e equipamento de ginástica. “Essa obra só foi possível por meio do trabalho da prefeitura de recuperar o nome de Macapá frente ao Governo Federal. E só quem ganha com isso é a população”, pontuou o prefeito de Macapá, Clécio Luiz.
O CEU passa a ser administrado pela Prefeitura de Macapá e um conselho gestor, formado por entidades da sociedade civil, como associações de moradores dos bairros Brasil Novo e Infraero. O primeiro projeto selecionado para o espaço foi da Companhia “Ói Nóiz Akí”, que receberá R$ 100 mil durante seis meses para executar o projeto “Descoberta e Formação de Valores”. A iniciativa inclui oficinas nas linguagens de circo, dança, teatro e música, além de exposições de artes visuais e atividades cineclubistas. “Antes desse prazo terminar haverá um novo edital que irá definir qual será o próximo projeto a ocupar o CEU das Artes”, explicou a secretária adjunta de Governadoria, Márcia Correa.
Pouco antes da inauguração, a ministra da Cultura, Ana Cristina Wanzeler, concedeu uma entrevista coletiva. “Essa obra grandiosa é muito importante. Macapá recebe um grande investimento na cultura. E que esse momento seja histórico, mas muitos outros CEUs podem vir ao Amapá por meio da vontade política”, frisou a ministra.
Programação desta segunda-feira no CEU das Artes
Tarde
14h às 18h
– Contações de histórias e visitação na biblioteca;
– Apresentação de espetáculo de teatro infantil – cine-teatro;
– Exibição de Cineclube – no cine-teatro;
– Telecentro;
– Exercícios e atividades no computador, exposição e manuseio de peças do computador, pesquisa na internet, exibição de vídeos;
– Sala Multiuso 2 – Palestra sobre os “Serviços de atendimento do Cras”;
– Jogos populares na quadra;
– Prática de esportes radicais na pista de skate.
Noite
18h às 21h – Palco livre – apresentações de grupos de dança, música, coral, capoeira e manifestações artistas.