O Bairro do Laguinho, na Zona Norte de Macapá, está em festa. A comunidade recebeu na manhã desta sexta-feira, 2, a nova sede da Universidade do Samba Boêmios do Laguinho também chamada de Teatro do Samba. O espaço com mil metros quadrados está preparado para a grande festa que acontece à noite. A inauguração da sede aconteceu nesta manhã com um culto ecumênico.
A sede foi construída em 11 meses, graças a doação de R$ 1,5 milhão da empresa LMS, do empresário Luciano Marba, considerado um dos patronos da escola. O Teatro do Samba tem capacidade para 2 mil pessoas, e nesta sexta-feira, 03, recebe a partir das 20 horas, a banda base da Boêmios do Laguinho, e o intérprete da Unidos da Tijuca, do Rio de Janeiro, Tinga. “É emocionante entregar para à comunidade esse templo do samba amapaense. Eu amo essa comunidade e essa escola”, comentou a presidente da agremiação, Daiane dos Santos.Uma loja foi adaptada dentro da sede para a venda de produtos com a marca Boêmios do Laguinho.
A agremiação que completa 61 anos é a atual campeã do Carnaval amapaense. A escola foi fundada em uma residência na Avenida Mãe Luzia no dia 1º de janeiro de 1954. Hoje acumula 27 títulos do Carnaval e sua história se confunde com a história de Macapá. “Na década de cinquenta muitas pessoas vieram morar em Macapá por causa de um política de habitação do então governador Janary Nunes. Pessoas de vários estados. Algumas eram do Rio de Janeiro e juntos com 11 pessoas fundaram a escola e construíram uma sede tímida neste mesmo lugar”, contou o historiador da Boêmios, Alicio Cardoso.