Os vereadores de Macapá decidiram destinar 20% de suas emendas individuais para que a prefeitura realize obras no arquipélago do Bailique, distrito ribeirinho a 160 quilômetros de Macapá. A decisão foi tomada durante sessão itinerante realizada na comunidade no último fim de semana.
A sessão ocorreu no Centro Comunitário da Vila Progresso, a principal comunidade das 8 ilhas que formam o distrito. O objetivo da sessão era ouvir a população preocupada com a erosão que destruiu imóveis e até uma unidade de saúde, já reconstruída pela prefeitura.
Depois de ouvir as reivindicações de lideranças na tribuna, os parlamentares assinaram um termo onde se comprometem a destinar 20% de suas emendas para obras no Bailique.
“Com esta medida, o parlamento garante que a comunidade do Bailique terá verba para a manutenção e investimentos em obras estruturais”, justificou o presidente da Câmara, Acácio Favacho (PMDB).
Além disso, as comissões permanentes da CMM ficaram de se reunir com secretários municipais de governo para cobrar a solução de problemas apresentados pelos moradores.
Ainda não foi divulgado em que comunidade haverá a próxima sessão itinerante.