Humberto Baía, de Oiapoque
Debaixo de muita chuva, o município de Oiapoque (590 quilômetros de Macapá) comemorou seus 70 anos de fundação no último fim de semana com música, concurso de beleza e até com um casamento comunitário. Autoridades do Amapá e da Guiana Francesa também participaram dos festejos que começaram na sexta-feira, 22, só e terminaram no domingo, 24.
Oiapoque comemorou aniversário no dia 23. A abertura da festa ocorreu no Marco Inicial da cidade, conhecido por ser simbolicamente o lugar onde começa o Brasil. Os outros eventos foram divididos em vários lugares. Quarenta e dois casais disseram o “sim” e uma grande cerimônia coletiva de casamento na Igreja Assembleia de Deus.
O restante dos eventos foi realizado no Estádio “Natizão”, na Br-156. A estudante Gilmara, de 18 anos, foi eleita a mulher mais bonita de Oiapoque no concurso que começou ainda na sexta-feira e mobilizou dezenas de candidatas. Houve também uma maratona, e bandas locais e de Macapá deram ritmo às festas.
O ponto alto, no sábado, foi o corte do bolo de aniversário da cidade. Apesar de a programação ter durado três dias, nenhuma ocorrência policial grave foi registrada. A organização do evento contou com apoio do governo do Estado.
Oficialmente, pelos dados do IBGE, o município de Oiapoque tem 21 mil habitantes, mas a prefeitura calcula que pelo menos 35 mil pessoas morem na cidade que tem sua economia baseada no funcionalismo público, comércio e pescado.
Apesar da festa, o clima não foi só de comemoração. A cidade vem sofrendo com o racionamento agravado pelas condições da Br-156 que dificultam a chegada de combustível para a usina térmica da cidade.