Agentes da 2ª Delegacia de Polícia de Santana prenderam no início da tarde desta quinta-feira, 10, no Conjunto Mestre Oscar, na Zona Norte de Macapá, Alan Rodrigues Maciel, 22 anos, o “Alanzinho”. Segundo a polícia, é ele quem aparece nas imagens de circuito interno de segurança atirando contra o fiscal da Secretaria de Fazenda do Estado (Sefaz), Rui Costa Assunção, em junho deste ano. A vítima morreu 42 dias depois de complicações resultantes dos tiros.
Alanzinho estava escondido na casa da mãe dele, e estava foragido do Iapen desde março deste ano, onde cumpria pena por assalto e tráfico.
Na noite do dia 20 de junho, o fiscal chegava em casa, na Vila Amazonas, e foi surpreendido por assaltantes que já haviam dominado os moradores da residência.
“Na ação participaram três, mas existem outras pessoas que passaram informações sobre a casa”, explicou a delegada da 2ª DP de Santana, Luiza Maia. Outros dois criminosos continuam sendo procurados.
As imagens mostram a vítima descendo o carro e voltando logo em seguida ao perceber a aproximação de um dos bandidos armado. Ele chegou a se trancar no carro. O bandido se aproximou da janela (foto de capa) e disparou ao menos duas vezes.
Achando que a vítima estava morta, o assaltante voltou para dentro da residência. Mesmo gravemente ferido, Rui acionou o portão e dirigiu em busca de ajuda.
Quando os assaltantes perceberam que ele saia com o veículo, fugiram pelo portão da garagem que permaneceu aberto.
Rui ficou internado no Hospital de Emergência e chegou a apresentar melhoras, mas no dia 1º de agosto teve complicações, entrou em coma e morreu.
Alanzinho foi preso por volta das 16 horas no Conjunto Mestre Oscar, e vai prestar depoimento ainda hoje. A polícia espera que ele revele quem foram os outros bandidos que participaram do assalto e as pessoas que colaboraram repassando informações. O bando sabia que a cerca elétrica da casa do fiscal estava desativada.