André Silva –
Famílias voltaram a ocupar as margens da Rodovia Norte/Sul, na Zona Norte da capital. As terras tinham sido desocupadas na semana passada por ordem da Justiça Federal. Os primeiros barracos começaram a ser montados por volta das 22h desta sexta-feira, 27, numa ação coordenada.
É o mesmo lugar, batizado de Nova Jerusalém, mas numa área menor que a anterior. O local foi desocupado no último dia 16 depois de uma liminar concedendo reintegração de posse à Secretaria de Transportes do Estado (Setrap). Cerca de 400 famílias foram retiradas numa operação da Polícia Militar com auxílio de tratores que derrubaram todos os barracos.
No local serão construídos órgãos públicos e conjuntos habitacionais, o primeiro deles será o Miracema, com mais de 7 mil habitações. Será o maior conjunto habitacional do Amapá com as obras previstas para iniciar no começo do ano que vem conduzidas pela prefeitura de Macapá e Caixa Econômica
Os invasores estão de posse de um documento denominado “Termo de Acordo”, e querem provar que parte do terreno que eles estão reivindicando corresponde na verdade ao Bairro Ilha Mirim.
“Nós sabemos que em toda a área não da pra ficar, sabemos que o governo pretende construir novas instalações das secretarias e outros órgãos, e por isso nós queremos pedir apenas essa área. São muitas famílias querendo sair do aluguel. Nós não queremos guerra, só terra”, disse Luis, um dos líderes da invasão.