SELES NAFES –
Uma operação do Batalhão de Rádio Patrulhamento Motorizado (BRPM) neste sábado, 12, terminou na morte de Tiago Sandro Barbosa Vasconcelos, de 19 anos, o Baratinha. O criminoso é apontado como autor de dezenas de crimes, principalmente assaltos. O Conselho de Segurança do Congós tinha apontado o nome dele como um dos criminosos que mais atormentavam a população da Zona Sul de Macapá.
Por volta das 14, o BRPM foi até uma área de pontes no fim da Avenida Diógenes Silva, no Bairro do Buritizal, depois de receber a informação de que havia um elemento intimidando os moradores com uma arma de fogo.
Duas equipes foram até o local e encontraram Baratinha exibindo um revólver calibre 38. Segundo o BRPM, os policiais deram voz de prisão, mas Baratinha decidiu abrir fogo contra a guarnição. Foram dois disparos. Os policiais reagiram e atingiram o criminoso cinco vezes. Ele ainda foi levado para o Hospital de Emergência de Macapá aonde já chegou morto.
Baratinha tinha uma extensa ficha policial desde os tempos em que era menor. Sempre muito violento, ele chegou a tentar assassinar um monitor quando cumpria pena socioeducativa no Cesein.
Ele sempre agia na Zona Sul. Na semana passada, Baratinha participou do assalto a uma amassadeira de açaí na 23ª Avenida do Congós de onde levou cerca de R$ 3,5 mil. Dias depois estava num grupo que fez um arrastão em um ônibus também no Congós.
Baratinha tinha mais de 10 passagens pela polícia, a maioria por assaltos e furtos. Numa das prisões ele conseguiu fugir de dentro de uma viatura da Politec.
Recentemente ele teve a prisão decretada pela Justiça por assalto. Numa recentemente reunião do Conselho de Segurança do Congós com autoridades policiais o nome de Baratinha foi citado como o mais temido por moradores e comerciantes do Congós.