ANDRÉ SILVA
O governo do Amapá decidiu intensificar a guerra contra mosquito vetor da dengue, chikungunya e o zika vírus. Todas as sextas-feiras, haverá inspeções e limpeza nos terrenos onde funcionam órgãos estaduais. O trabalho iniciou nesta sexta, 22, pelo Departamento de Trânsito do Amapá (Detran).
Mais de 4 mil casos de dengue foram registrados no Amapá em 2015. Como o segundo semestre do ano foi de muito sol e calor, os técnicos em endemias avaliam que os ovos podem estar esperando o momento das chuvas para eclodir.
O controle da proliferação do mosquito aedes aegypti é difícil porque o inseto é muito versátil na hora de escolher o local para depositar seus ovos. Eles podem ficar por meses sem água. E quando são submersos, em questão de dias eles eclodem e viram lavas.
Na tarde desta sexta-feira, servidores e voluntários se reuniram no Detran para ouvir as instruções dadas pelo chefe de Divisão de Vigilância em Saúde do Amapá, Emanuel Bentes. Ele falou da importância do engajamento dos servidores nesse processo.
“É preciso que a população entenda que o melhor remédio é a prevenção. Não podemos deixar que o mosquito se multiplique, e precisamos contagiar a família e os parentes com essa ideia”, explicou.
Os funcionários do Detran tiveram apoio de populares. Morador do Bairro Renascer, Zona Norte de Macapá, aonde fica o prédio do Detran, Marcos Costa levou os três filhos e um vizinho para participar da inspeção.
“O exemplo tem que vir de dentro de casa. Temos que conscientizar nossos filhos e vizinhos quanto à importância dessa luta”, avaliou.
Garrafas plásticas cheias de água foram encontradas pelos voluntários que também inspecionavam dezenas de carros apreendidos no pátio do Detran.