MANOEL DO VALE
Informação para combater a violência contra a mulher é a aposta da Associação Ministério Betel, que junto com a Secretaria Extraordinária de Políticas para as mulheres (SEPM) e a Unifap, realiza de 18 a 20 de março (próximo fim de semana) o primeiro de uma série de cursos de sensibilização e capacitação de mulheres contra a violência e o feminicídio.
A coordenadora do evento, advogada Simone Palheta, disse que o objetivo dos cursos de legislação e mecanismos de defesa e combate à violência é empoderar as mulheres das comunidades de periferia para que elas se tornem multiplicadoras desse poder em suas comunidades.
“De acordo com pesquisas, as mulheres que são vítimas de violência não conhecem seus direitos, nem os mecanismos de defesa e de ajuda a que podem recorrer”, ressaltou a advogada, enfatizando que as mulheres da periferia são mais susceptíveis a este tipo de violência, apesar de a violência não ser exclusiva dessas populações que, segundo ela, acontece em todas as classes.
A expectativa é que cerca de 100 mulheres dos bairros da Zona Norte de Macapá, de diversas igrejas evangélicas, participem dos cursos e palestras que serão ministradas por graduandos do curso de Direito da Unifap e pela secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Silvanda Duarte.
O projeto pretende realizar 10 cursos até o fim do ano em Macapá, com a meta de capacitar aproximadamente 800 multiplicadoras. No próximo ano, os projeto irá se esplhar pelos outros municípios, segundo informou Silvana Palheta.
A igreja Betel Base Norte fica na BR-210, no Bairro São Lázaro.
Programação:
Sexta, dia 18, às 20h – Abertura
Sábado, dia 19, das 14h às 19h – Curso “Estudos relativos à Lei Maria da Penha”
Domingo, dia 20, das 08h às 12h – Encerramento com palestra da secretária Silvanda Duarte, da SEPM, sobre políticas públicas para às mulheres.