HUMBERTO BAÍA, DE OIAPOQUE
Vila Brasil, distrito do município de Oiapoque, no extremo norte do estado do Amapá, fica localizado no Alto Rio Oiapoque, na fronteira com a Guiana Francesa. É um paraíso verde dentro do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. Um dos lugares mais bonitos do Amapá e ideal para quem gosta de aventuras e o ecoturismo.
A 5 horas de viagem de catraia partindo da sede do município, a vila é um lugar distante de tudo, lugar excelente para os que buscam refúgio na floresta ou uma boa pescaria.

Ao chegar em Vila Brasil, a primeira construção que se avista é a Igreja Católica. Fotos: Humberto Baía
Atualmente, os moradores lutam para permanecer no local como comunidade tradicional no entorno do parque. A vila fica do lado brasileiro, mas a moeda corrente local é o Euro.
A comunidade é vizinha de Camopi, uma aldeia de índios de origem francesa. O lugar também é muito frequentado por turistas europeus que buscam o contato com a natureza em plena a Floresta Amazônica.
A Vila Brasil é formada por apenas uma rua que margeia o Rio Oiapoque. Devido à distância e o isolamento, muitas emissoras de TV europeias já produziram vários documentários e até cenas de filmes.
A ONG Pegadas de Oiapoque, frequentemente na temporada de desova de tartarugas (podocnemis expansa), faz a coleta de ovos para tentar salvar o quelônio da extinção.
Vila Brasil não tem energia elétrica, mas conta com serviços de correios posto de saúde e escola. A Igreja Católica é uma das construções icônicas do local, construída em madeira e primeira edificação que é possível avistar logo na chegada.
A pousada Belvedere tem energia elétrica e oferece quartos de madeira com café da manha e refeições, caso o cliente solicite.
Para chegar a este santuário ecológico é preciso sair de Macapá. A viagem para a Oiapoque pela BR-156 600 quilômetros) leva em torno de 10 horas.
Chegar na Vila Brasil só é possível através do rio, uma viagem que pode durar de 3 a 5 horas dependendo da estação do ano. Para os amantes de aventura é imperdível subir o rio Oiapoque através das corredeiras, uma viagem eletrizante.