HUMBERTO BAÍA, DE OIAPOQUE
Vila Brasil, distrito do município de Oiapoque, no extremo norte do estado do Amapá, fica localizado no Alto Rio Oiapoque, na fronteira com a Guiana Francesa. É um paraíso verde dentro do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. Um dos lugares mais bonitos do Amapá e ideal para quem gosta de aventuras e o ecoturismo.
A 5 horas de viagem de catraia partindo da sede do município, a vila é um lugar distante de tudo, lugar excelente para os que buscam refúgio na floresta ou uma boa pescaria.
Atualmente, os moradores lutam para permanecer no local como comunidade tradicional no entorno do parque. A vila fica do lado brasileiro, mas a moeda corrente local é o Euro.
A comunidade é vizinha de Camopi, uma aldeia de índios de origem francesa. O lugar também é muito frequentado por turistas europeus que buscam o contato com a natureza em plena a Floresta Amazônica.
A Vila Brasil é formada por apenas uma rua que margeia o Rio Oiapoque. Devido à distância e o isolamento, muitas emissoras de TV europeias já produziram vários documentários e até cenas de filmes.
A ONG Pegadas de Oiapoque, frequentemente na temporada de desova de tartarugas (podocnemis expansa), faz a coleta de ovos para tentar salvar o quelônio da extinção.
Vila Brasil não tem energia elétrica, mas conta com serviços de correios posto de saúde e escola. A Igreja Católica é uma das construções icônicas do local, construída em madeira e primeira edificação que é possível avistar logo na chegada.
A pousada Belvedere tem energia elétrica e oferece quartos de madeira com café da manha e refeições, caso o cliente solicite.
Para chegar a este santuário ecológico é preciso sair de Macapá. A viagem para a Oiapoque pela BR-156 600 quilômetros) leva em torno de 10 horas.
Chegar na Vila Brasil só é possível através do rio, uma viagem que pode durar de 3 a 5 horas dependendo da estação do ano. Para os amantes de aventura é imperdível subir o rio Oiapoque através das corredeiras, uma viagem eletrizante.