SELES NAFES
Um avião com cinco pessoas a bordo fez um pouso forçado no início da manhã desta segunda-feira, 4, próximo de uma área residencial no Bairro Goiabal, Zona Oeste de Macapá.
O acidente aconteceu por volta das 7h20min. O monomotor Grand Caravan prefixo PR-CRF da empresa TWO, tinha acabado de decolar do Aeroporto Internacional Alberto Alcolumbre com destino a Monte Dourado, distrito do município de Almeirin, no Pará. A cidade faz parte do chamado “Vale do Jari”, que compreende ainda os municípios de Laranjal e Vitória do Jari, do lado do Amapá.
Cerca de três minutos depois o piloto relatou queda brusca de pressão do motor e avisou a torre de controle que precisaria fazer um pouso forçado.
O comandante, que recebeu ordens da empresa para não dar maiores detalhes, encontrou uma área a cerca de 500 metros do Loteamento Irmãos Platon. A clareira de cerca de 2 hectares tinha sido desmatada havia pouco tempo para o projeto residencial.
Moradores disseram ter visto quando o avião se aproximou em baixa atitude muito próximo das casas do loteamento Platon e riscando as copas das árvores. Depois foi ouvido o barulho de um forte impacto e mulheres gritando.
O Gran Caravan tocou o solo bruscamente e derrapou de lado. A asa direita chegou a derrubar uma das poucas árvores pelo caminho. A perícia do piloto foi extrema. Uma parte do trem de pouso se desprendeu. Depois de alguns minutos chegaram as primeiras ambulâncias.
A primeira ambulância da brigada da Infraero socorreu as três passageiras que foram levadas para o Hospital de Emergência de Macapá. Apenas uma delas bateu a cabeça, aparentemente sem gravidade.
A área foi isolada pelo Corpo de Bombeiros por causa do risco de explosão, mas depois essa tese foi descartada. Alem da viatura de combate a incêndio da Infraero, mas duas viaturas do CBM foram deslocadas até o lugar do pouso forçado.
A PM ajudou no isolamento da área para impedir a aproximação de muitos curiosos, a maioria moradores da região.