ANDRÉ SILVA
O Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM) realizou na tarde desta terça-feira, 19, uma vistoria em 50 estabelecimentos comerciais do bairro Infraero 2, Zona Norte de Macapá. O objetivo da ação foi verificar se os locais possuíam o alvará dos Bombeiros e se estavam seguindo as normas de segurança estabelecidas pela instituição. A açāo vai se estender aos demais bairros da capital.
Todo estabelecimento comercial deve seguir alguns critérios de segurança pré-estabelecidos pelo Corpo de Bombeiros Militar. Os itens que devem conter nesses espaços são o extintor de incêndio, luz de emergência e sinalização. Dos 50 estabelecimentos visitados, 44 foram notificados e apenas 6 estavam de acordo com as normas.
“Eu acho muito importante a visita deles aqui, pelo menos a gente sabe se está seguindo direitinho o padrão exigido. Além de contar muito para a nossa segurança e a dos funcionários. O que foi solicitado na primeira visita nós providenciamos”, disse Aline Rita, gerente de uma vidraçaria.
Os locais notificados têm 30 dias para se adequarem às normas.
“As vistorias são frequentes e assim podemos identificar se esses empreendimentos estão em risco. Itens de segurança como extintor, bloco de iluminação de emergência e sinalização nāo podem deixar de existir nesses locais, mas nāo é o que temos visto”, explica o tenente Wander Abreu.