MANOEL DO VALE
Na contramaré de cortes de verbas e fechamento de cursos que vem passando a Universidade Federal do Amapá (Unifap), o curso de licenciatura em Educação Física da instituição, chega ao segundo ano consecutivo como um dos melhores para se estudar no Brasil, segundo o Guia do Estudante. O curso ficou com quatro estrelas em 2014 e três em 2015, o que garante a classificação entre bom e ótimo.
O professor Alexandre Guimarães, coordenador do curso, atribui a boa avaliaçāo ao empenho do seu quadro de professores, que conta com 14 profissionais entre especialistas, mestres e doutores.
“O mérito por esse reconhecimento é reflexo das avaliações positivas pelas quais o curso vem passando nos últimos anos pelos organismos oficiais”, destacou Alexandre.
Antenados com o que acontece nos cursos da área, Brasil à fora, os professores daqui conseguiram manter o curso de educação física atualizado em relação as discussões e novidades pedagógicas, práticas de ensino e conteúdos ministrados, mantendo-se num patamar de excelência. Estratégia, que além de reconhecimento, tem garantido apoio e investimentos necessários aos equipamentos fundamentais ao curso.
Um deles é a reforma do campo de futebol, que por conta de convênio com o Ministério dos Esportes, deverá ser entregue à comunidade até o fim do ano, agora com pista de atletismo.
“O complexo esportivo, com salas, piscinas, quadras cobertas, laboratórios, salas de musculação, ginástica, já está com o projeto pronto e aprovado pela reitoria, aguardando investimento”, garante o coordenador.
Alexandre esclarece que estes equipamentos não se destinam apenas ao lazer e à prática de esportes, mas são os laboratórios onde o curso desenvolve seus projetos com a comunidade acadêmica e também com a comunidade externa.