CÁSSIA LIMA
Começou a funcionar nessa manhã de quinta-feira, 19, no site do governo do Estado, o programa de proteção ao cidadão ‘Mais Segurança’. O programa busca ouvir as demandas de segurança pública e reativar antigas delegacias e Centro Integrado em Operações de Segurança Pública (Ciosp). A meta é reduzir em pelo menos 5% ao ano os índices de homicídio no Amapá.
Lançado na última quarta-feira, 18, o programa foi apresentado pelo secretário de estado de Segurança Pública, coronel Gastão Calandrini. A ideia é buscar maior eficácia nas ações de proteção ao cidadão.
“São 123 ações que envolvem desde a valorização dos servidores, reforma de postos policiais e investimento na segurança pública a curto, médio e longo prazo, visando reduzir a violência em todo o Estado”, disse o secretário.
O ‘Mais Segurança’ sincroniza as informações da Secretaria de Segurança Pública (Sejusp), polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Técnico-Científica (Politec), Fundação da Criança e do Adolescente (Fcria) e Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).
Entre as ações estão a elaboração do plano de obras, o qual inclui a reativação dos Ciosp’s dos bairros Congós e Novo Horizonte, em Macapá; criação e aprimoramento de gerências de projetos, programa de otimização orçamentária e priorização de despesas, além da instituição do Fundo Estadual de Segurança Pública.