DA REDAÇÃO
O prefeito de Macapá, Clécio Luis (Rede), sancionou nesta quinta-feira, 9, o projeto de lei que dá nomes às ruas e avenidas do Residencial São José, que sera inaugurado nesta sexta-feira, 10. As vias homenageiam os chamados mestres de artes e ofícios, pioneiros da cultura e de outras atividades que ajudaram a construir a capital.
Uma solenidade marcou a sanção da lei aprovada pela Câmara de Vereadores, e foi acompanhada de parentes dos homenageados e o Instituto Memorial Amapá.
Entre as vias estão a Rua Romualdo Pereira, o ‘Mestre Pedrinho’; e Lucimar Araújo Tavares, a ‘Tia Luci’. O centro comunitário leva o nome de Margareth Neves Smith, funcionária pública que trabalhou no processo de seleção das famílias contempladas e que faleceu há dois meses.
O complexo de esportes e lazer foi batizado de Niná Barreto Nakanishi, artística plástica pioneira da cultura.
“O resgate ao simbolismo dos nossos logradouros públicos vem sendo reforçado desde o início desta gestão. Eu não conheço nenhum povo que tenha se tornado forte, sem respeitar a sua cultura e a sua história. Temos muito a contar e nos orgulhar da riqueza imaterial que temos, e fazer com que esta cidade conheça sua história e o melhor que temos, que são os nossos irmãos macapaenses, que muito contribuíram com o desenvolvimento da nossa história”, resumiu o prefeito.
“Niná Barreto Nakanishi firmou seu atelier em Macapá logo que mudou para o Norte, em 1948, e foi uma referência internacional na confecção de artesanatos produzidos com manganês sobre argila. Parabéns pela brilhante iniciativa que tem feito desde o primeiro projeto, valorizando as pessoas da terra. A família está muito grata”, disse Getúlio Barreto.
“Temos convicção de que o Centro Comunitário Margareth Smith representará bem o que ela pregava. Será um espaço de integração, acolhimento e desenvolvimento de trabalhos que ajudaram na vida de quem irá morar neste residencial”, mencionou Paulo Smith, esposo da homenageada.
O presidente do Instituto Memorial Amapá, Walter Júnior, destacou o apoio da prefeitura para celebrar a história dos pioneiros.
“Tem sido fundamental para preservar a memória do estado”.