CÁSSIA LIMA
A prefeitura de Macapá e a Caixa Econômica Federal entregaram nesta sexta-feira, 10, os 1.440 apartamentos do Residencial São José, localizado no Bairro do Buritizal, Zona Sul da capital. É a maior obra habitacional da história da prefeitura da capital.
Além de muita festa, a entrega contou com discursos sobre a preservação do espaço. Os moradores já começam a pagar a mensalidade este mês.
O São José é o segundo habitacional entregue pela prefeitura de Macapá em menos de três anos. O primeiro o Mestre Oscar, na Zona Norte. O São José estava sendo construído desde 2013 pela prefeitura em parceria com o Governo Federal, e contém 72 blocos com 5 pavimentos. Cada apartamento possui área privativa, dois quartos, sala, cozinha e área de serviço.
“Isso aqui foi construído com o melhor material e muito carinho para cada família. Nós queremos que o residencial tenha alma da população por isso homenageamos as pessoas daqui nos nomes das ruas. As famílias daqui vão passar a viver bem e tem que cuidar do espaço também”, frisou o prefeito de Macapá, Clécio Luis (Rede).
Cada família sorteada pagará parcelas mensais que variam entre R$ 25 (mínimo) e R$ 75 (máximo) por até 10 anos, além de água, luz e taxa de condomínio que ainda não está definida.
Diferente do Mucajá, no habitacional São José a manutenção será gerida pelo Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) que é coordenado pela prefeitura e fará um diagnóstico das famílias com conscientização pedagógica e social. A Caixa Econômica também fará a gestão condominial, e ainda esse mês os síndicos serão escolhidos.
A prefeitura fará o trabalho de coleta de lixo e transporte público. O comitê gestor do Programa Minha Casa, Minha Vida fará o atendimento e fiscalização dos apartamentos após a mudança. A ideia é evitar possíveis casos de venda e aluguel de apartamentos para terceiros, como já ocorreu em conjuntos habitacionais como o Mucajá e Macapaba.
Açucena
De acordo com o Comitê Gestor, o residencial Jardim Açucena, localizado na comunidade de Cuba de Asfalto, no Bairro Novo Buritizal, será entregue até o fim do ano. O conjunto terá 1.500 unidades habitacionais e deve abrigar mais de seis mil pessoas. 60% das obras estão concluídas.