SELES NAFES
Uma forte rajada de vento causou destruição na tarde desta quinta-feira, 23, nas cidades de Macapá e Santana. A capital teve o maior número de ocorrências registradas pelo Centro Integrado de Operações em Defesa Social (Ciodes), mais de 40 no total.
A ventania começou por volta das 16h. Foram cerca de 15 minutos de vento forte seguido de chuva intensa. A Defesa Civil Estadual não chegou a ser acionada, mas as equipes de plantão do Corpo de Bombeiros estão definindo quais prioridades devem ser logo atendidas.
As maiores ocorrências foram destelhamento de casas e de estabelecimentos comerciais, além de quedas de árvores (com alguns carros atingidos). Três torres de telefonia tombaram e duas residências no Araxá desmoronaram.
No total, foram 25 registros de quedas de árvores. Na Rua Hamilton Silva com a Avenida Almirante Barroso, no Bairro Santa Rita, uma árvore quebrou e caiu sobre a pista atrapalhando o trânsito. Nenhum carro foi atingido.
Na Rua General Rondon com a Avenida Antônio Coelho de Carvalho, no Bairro Central, uma árvore com mais de 15 metros foi arrancada destruindo parte do tapume que cerca a obra da Praça Floriano Peixoto.
Na orla de Macapá, parte do tapume da obra do píer do Santa Inês foi arrancada assim como muitos outdoor pela capital.
Moradores da Avenida 1º de Maio, no Bairro Santa Inês, viveram momentos de pavor ao ver as telhas da quadra do Santa Inês voando por cima das casas.
Alguns pedaços ficaram presos na rede elétrica. Outros caíram nos quintais das residências, mas sem ferir moradores.
“A gente ficou sem saber o que fazer, a não ser se esconder dentro de casa”, relatou uma moradora.
O Corpo de Bombeiros continua fazendo o levantamento total dos danos. Boa parte da capital está sem energia elétrica e dezenas de semáforos estão apagados. Os serviços de telefonia e internet foram parcialmente comprometidos.