SELES NAFES
Os meteorologistas já tinham previsto que haveria fortes rajadas de vento na tarde desta quinta-feira, 23, mas foram surpreendidos pela intensidade do fenômeno. Segundo o Instituto do Hidrometeorologia do Iepa, o vento chegou a 74 quilômetros por hora quando o esperado era de apenas 25 quilômetros por hora.
As estações meteorológicas no Aeroporto Internacional Alberto Alcolumbre, no 34º Batalhão de Infantaria de Selva e no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de Fazendinha registraram ventos de 20 metros por segundo.
De acordo com o meteorologista Jefferson Vilhena, o fenômeno foi causado pelo deslocamento de grandes nuvens de chuva que empurram o vento para baixo.
“Quando o vento chega embaixo se espalha pra todos os lados. Chamamos isso no Norte de frente de rajada ou micro explosão como o pessoal do Sul chama. Sempre que há pancadas de chuva fortes tem essa possibilidade de grandes rajadas de vento”, explicou.
Os moradores do Santa Inês filmaram o momento em que as telhas da quadra esportiva voaram.
Também foram registrados estragos na Zona Oeste nos Bairros Marabaixo I e III, e também na Zona Norte com o destelhamento de casas.