DA REDAÇÃO
O governo francês acerta com o Brasil detalhes que podem resultar na inauguração da ponte binacional, na fronteira com a Guiana Francesa, no extremo norte do país. A intenção dos franceses é inaugurar a alça viária no dia 16 de novembro.
A informação foi repassada ao senador Randolfe Rodrigues (Rede) durante café da manhã na Embaixada da França, em Brasília, na quarta-feira, 6.
O encontro reuniu o embaixador da França no Brasil, Laurent Bili, e a diretora do Departamento das Américas no Ministério dos Assuntos Exteriores da República Francesa, Kareen Rispal.
A ponte de 378 metros de cumprimento está pronta desde 2011. Mas a demora do Brasil para terminar as obras alfandegárias e a lentidão dos dois países para definir regras de trânsito sobre a ponte emperraram a inauguração.
Em Oiapoque, no lado brasileiro, a estrutura de fiscalização ainda não está totalmente pronta para receber as equipes da Receita Federal, Anvisa, e outros órgãos.
No último dia 22, Randolfe Rodrigues levou uma delegação amapaense formada pelo governador do Amapá, Waldez Góes, e parlamentares, para conversar com o ministro das Relações Exteriores, José Serra. Foi a primeira vez que um ministro da pasta tratou do assunto com representantes do Amapá.
“A inauguração da ponte vai trazer diversos benefícios para nosso estado. Essa é, sem sombra de dúvida, mais uma porta que se abre para o desenvolvimento de nossa região e do país”, comemorou.