DA REDAÇÃO
Criado em 2007 por artistas da região norte do país, residentes na cidade do Rio de Janeiro, o grupo Paideguará lança nessa sexta-feira, 8, o cd digital ‘Altamirando’. O grupo buscou nas comunidades ribeirinhas do Pará e do Amapá, inspiração para as composições do novo trabalho.
O repertório começa com “Águas Claras”, canção de inspiração a preservação as águas nortistas. Em seguida vem “Canto dará Guará”, canção que retrada as senhoras na beira do rio lavando roupas no sol quente e sita também Mairí (estrela) que homenageia ao formato da Fortaleza de Macapá. “Mata que cura” é um canto de amor e de paz as famílias ribeirinhas.
“Essa música é continuação das lembranças de Vila Nova, passeios de canoa aos braços do rio, quando meu pai atravessava nadando até a prainha na companhia dos pulos dos botos. Um presente nas tardes suaves da Amazônia”, declara Aline, compositora de todas as músicas do álbum.
“Rebujo de Igarapé/Águas barrentas”, vem da imagem cotidiana da vida no interior da Amazônia, fala sobre o “ambé” igarapé de Altamira e suas correntezas que desagua no Xingú.
Em “Marabaixada”, a união das danças através da poesia da canção, o carimbo, Siriá e o Marabaixo, ritmo do Amapá, com descendência africana, que se encontram em meio ao batuque marabaixeiro.
“Altamirando” homenageia o Carimbó e sua origem, falando de cidades e tribos paraenses e amapaenses, fazendo alusão ao mestre Verequete. E para finalizar o álbum, “Festejos no Ar”. O cd digital será lançado às 19h, através da gravadora LEP MUSIC.
O coletivo Paideguará busca em seus encontros o diálogo entre a diversidade musical, com muita invenção, unindo mito e realidade. Nesse sentido, o grupo trabalha divulgando na região Sudeste a expressão da cultura popular do Norte, conquistando novos públicos, e experimentando as tradições musicais do Amapá e do Pará num outro contexto sócio-cultural.
O grupo é formado por Bárbara Castro (voz e maracás), Diego de Abreu (percussão), Leandro Floresta (guitarra e flauta transversa), Pedro Messina (violão sete cordas), Rodrigo Biscoito (Rabeca e bandolim), Ton Rodrigues (voz e caxixis), Aline Castro (violão, guitarra e voz), Andrey Alves (dança), Gleyson Almeida (dança), Jucilan Santana (dança) e Júlia Neves (dança).