CÁSSIA LIMA
A Polícia Federal (PF) no Amapá incinerou 72 quilos de drogas na manhã desta sexta-feira, 1º, em uma olaria no Bairro Zerão, na Zona Sul de Macapá. Os entorpecentes são resultados de operações da polícia desde 2007. Segundo dados da PF, tem aumentado o número de apreensões de cocaína no estado.
Ao todo, foram 71 quilos de cocaína, 779 gramas de maconha e 154 comprimidos de ecstasy incinerados. Existiam drogas de operações de 2007 até 2016.
De acordo com o escrivão da PF, Rafael Talaquia, até a droga ser incinerada há um longo processo que envolve apreensão, investigação e pedido da incineração ao juiz. Apesar da quantidade, há um esquema já existente de tráfico no Amapá.
“Esse é um número considerado relativamente baixo, se comparado com outros estados, mas a gente vê que a quantidade de cocaína tem aumentado. Acreditamos que existe um tráfico organizado que entra por vias fluviais, entretanto, a gente está sempre tentando combater”.
A incineração foi acompanhada por membros do Ministério Público Estadual, Ministério Publico Federal, Vigilância Sanitária e Anvisa.
“Esses quilos seriam transformados em cinco mais. Essas drogas destroem muitas famílias, principalmente o ecstasy que potencializa outros crimes e acaba piorando a vidas de muitas famílias”, comentou o procurador Elder Abreu.