SELES NAFES
O secretário de Agricultura da prefeitura de Serra do Navio, Raimundo Trajano de Freitas, de 62 anos, morreu eletrocutado nesta quinta-feira, 7, ao tentar restabelecer a energia elétrica na central de abastecimento de água de uma comunidade rural.
O acidente ocorreu por volta das 16h. De acordo com o radialista José Roberto Kendém, do Sistema Beija-Flor de Comunicação, houve um furto do aterramento do transformador que fica na entrada do Matadouro Municipal, interrompendo o funcionamento da bomba que leva água para a Vila dos Maranhenses, uma comunidade com aproximadamente 50 famílias.
A prefeitura providenciou alguns materiais para religar a energia, mas o reparo não foi feito. Existem apenas dois técnicos da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) para atender Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari e localidades, e nesta quinta-feira não havia equipe para realizar o serviço.
“Estava ocorrendo muita pressão da população e dos vereadores, então como ele tinha sido diretor da CEA há uns 10 anos, ele conhecia bem o sistema e foi lá tentar resolver”, comentou o radialista.
De acordo com testemunhas, Raimundo Trajano tentou fazer uma ligação do painel para a bomba, e recebeu um primeiro choque.
“Uma pessoa aconselhou ele a desistir, mas ele foi adiante com o alicate e acabou levando a segunda descarga morrendo ainda no local”, disse Kendém.
Os problemas com energia elétrica são críticos em Serra do Navio. O relato é de que falta energia sempre que chove, e chove praticamente todas as tardes.
“Neste momento parte da vila está sem energia”, acrescentou o radialista.
Foi a segunda morte por descarga elétrica este ano em Serra do Navio. No começo de junho, depois de 7 dias em energia, um agricultor tentou emendar o cabo em uma localidade chamada Ramal Bela Vista e acabou morrendo eletrocutado.